logo

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cuidados com o jardim em casa e crianças

Estes dias uma amiga me enviou um email falando das plantas tóxicas e nocivas para crianças, principalmente, pois os pequenos às vezes gostam de colocar na boca tudo o que vêem pelo chão ou até mesmo arrancam uma folhinha e se encantam com as cores e logo vão provar para ver o gosto que tem.

Outras vezes a criança esquece que pegou na planta e passa a mãozinha nos olhos e rosto e se a planta tiver deixado algum do seu veneno nas mãos, lá se vão para os olhos e pode até cegá-la.

Eu sempre tive cuidado em não ter em casa esse tipo de planta, mas muitas pessoas na hora de escolher não pensam neste aspecto, optam pela beleza do que ficará no conjunto, esta ou aquela planta.

Hoje, sabe-se que algumas plantas de jardim tóxicas provocam reações na pele, principalmente aquelas que secretam leite ou látex; atuam também nas mucosas mais sensíveis, causando irritações na boca, língua e garganta. E outras ainda piores acarretam alterações no coração, com retardamento ou aceleração das batidas. Há também relatos de cólicas, geralmente acompanhadas de disenteria.

A primeira medida de segurança contra a intoxicação por vegetais ornamentais é evitar o seu cultivo em locais freqüentados por crianças, como playgrounds e jardins caseiros.

Mas em caso de intoxicação por ingestão de alguma planta, a pessoa dever ser levada ao pronto socorro mais próximo, levando uma amostra da planta responsável pela intoxicação. Isto é muito importante para orientar o tratamento.

Para quem tem filhos pequenos ou idosos com perda de memória, vamos indicar algumas plantas que não devemos ter nos nossos jardins:




Podemos ver mais sobre plantas tóxicas em http://www.amacoon.com.br/plantastoxicas.htm

Um comentário:

Jorgina Silva disse...

É muito importante tomar estes cuidados ao fazer um jardim em casa. Existem plantas que soltam um leite que pode até cegar na hora. Todo cuidado é pouco quando se tem criança.

Postar um comentário