logo

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 9)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.
Diálogo entre pais e filho
1 – A. diz: Boa tarde, doutora. Tenho um filho único de 15 anos, que apesar de ser muito amado por mim e pelo pai, está sempre a dizer que ninguém gosta dele, que não se interessam por ele, que somos muito exigentes,... Na verdade a única exigência é que ele seja estudioso e tire boas notas (passou sempre de ano, mas é bastante preguiçoso). Há uns meses atrás e vendo o computador dele (mail e hi5) descobri que ele teve uma atração por um rapaz e acha que é bissexual - sempre teve namoraditas e agora tem uma moça de 16 anos a quem já contou que é bissexual. Por outro lado, inventa/mente sobre nós os pais - vi no computador que escreveu à namorada que estava triste porque os pais estavam sempre zangados, e andavam a falar em divórcio e que se sentia um farrapo porque não lhe ligavam. Ora eu e o meu marido damo-nos muito bem, raramente nos zangamos e nunca se falou em divórcio, pelo contrário estamos sempre a dizer-lhe que somos uma família e que queremos que ele participe por ex nas saídas em férias, mas ele diz que não gosta de ir para fora em férias, que é uma seca.
Pedia a sua ajuda: o que fazer? Devo confrontá-lo com estes assuntos (já o fiz várias vezes indiretamente, mas o que me diz é o contrário do que escreve no computador com os colegas)... Muito obrigada.

RESP: Cara Senhora, perdoe-nos porque houve um desencontro de datas entre sua pergunta e minha resposta mas aqui estamos.
Vale a pena, sim, que a senhora converse com seu filho, a sós, serenamente e com muita sinceridade. Pergunte se ele deseja ajuda quanto aos seus sentimentos em relação aos pais. Deixe que ele fale o que desejar, não o interrompa e não leve as possíveis agressões como pessoais. Depois, novamente insista em que ele necessita, sim, uma ajuda profissional também quanto à sua sexualidade confusa.
Se ele mente, faz-se de vítima, deseja a compaixão da namorada, algo vai mal dentro dele e confessar-se bissexual pode ser uma forma de chamar a atenção, destacar-se, ficar em evidência.
Repito: em primeiro lugar uma conversa clara, onde ele perceberá que suas atitudes não passam despercebidas e que ele é importante para os pais. Depois, uma ajuda concreta, oferecida e realizada por profissional competente, quanto ao seu sentimento de " rejeitado " pelos pais e quanto à sexualidade confusa - quem sabe uma está relacionada à outra?
Explique o fato de que estimular os estudos; faz parte do amor que os pais dedicam aos filhos.
Há pessoas que se sentem mesmo sempre desejosas de mais e pode ser que o fato de que seja único filho incentive seu modo de ser exigente de “mais, sempre mais e nunca baste”.
A senhora e seu marido devem também procurar ajuda, para saber como agir no dia a dia com ele.
Não sei onde moram, mas vale a pena este esforço- o mais breve possível- pela delicada faixa de idade em que ele está, onde se tomam decisões que influirão em toda a vida.
Fico a seu dispor e- se vocês têm alguma religião - não deixem de pedir ajuda a Deus em primeiro lugar e sempre! Atenciosamente, Mannoun

Brincar com os filhos sem muitos gastos?

2 – E. diz:
Dra, Como fazer para educar meus filhos de 10 e 12 anos dentro de casa, sem gastar muito e dando-lhes lazer?
Estou desempregada e queria dar uma vida legal para eles.Possuo formação de pós-graduação, e gostaria de aprender
algumas brincadeiras para estas idades que fossem legais.
RESP: Cara E., que desejo espetacular !
Em geral as pessoas julgam que lazer é algo dispendioso, quando na verdade é apenas disposição de doar-se, de bem aproveitar o tempo...
No site negócios de família você encontrara sugestões e também no Portal da Família, quanto às brincadeiras em casa.
Não sei quanto espaço vocês tem, mas dá muito certo um arco e uma rede para jogar bola ao cesto. Passear na praia, pracinha, pular corda ( quando não se tem a corda, os movimentos que fazemos simulam bem...)
Em dias de chuva e em horários livres em casa, oficinas de redação, contar e ler histórias, cantar, ver retratos de família com as respectivas histórias, representar...
Vale muito ensinar a eles as tarefas de casa, ajudar na cozinha, fazer algum prato... Quantos talentos são descobertos quando os pais se dispõem a " gastar seu tempo " com os filhos...Não lamente estar desempregada - será um grande bem para todos ! Boa sorte e pode voltar a falar comigo quando desejar! Mannoun

Vale a pen
a sair de casa?
3 - R. L. d
iz: Dra sou adolescente de 17 anos e minha casa é um inferno. Minha mãe só pensa nela e vive trocando de namorado. Tenho vontade de sair de casa e sumir. Como não tenho como me manter penso em ir morar na casa do meu namorado. Será que estou fazendo um bom negócio? O que acha que posso fazer com minha mãe?

RESP:
Olá R..L. Que bom que você fez uma pergunta de tamanha repercussão para sua vida ! Não é um bom negócio ir morar com o namorado!
Em nossa vida há um tempo para tudo e agora é o momento de você " esfriar " a cabeça, estudar, combinar com o namorado que vocês namorem e se guardem respeitando-se um ao outro, sabendo esperar também no seu relacionamento para não se arrependerem depois.
Você pode - e muito! - ajudar sua mãe tendo paciência, cumprindo muito bem o que lhe compete- estudando, preparando-se com cursos que garantam sua autonomia e independência, tendo muitas amizades e saindo em grupo, distraindo-se como todas as jovens de sua idade em divertimentos sadios e limpos.
Quando tiver oportunidade de estar sozinha com sua mãe, e já passado este momento de dor e indignação com as atitudes dela, converse com calma e mostre com palavras vindas do coração, o quanto você sofre com este modo dela proceder, além do mau exemplo que é, para você, como filha. Você tem alguma Religião? Peça muito a Deus por vocês duas, sem se cansar.
Procure perto de você, um sacerdote, pastor, rabino, uma professora em quem você confie e converse. Abra seu coração e busque orientação.
Tenha calma e paciência. Não perca sua alegria, sorria, seja amável e delicada, especialmente com sua mãe. Posso aguardar que volte a falar comigo? Um grande abraço, Mannoun

7 comentários:

R.L. disse...

Dra valeu por responder, achei que nem ia ligar. Ainda bem que tem gente que se preocupa com os outros.
Só que acho muito difícil fazer o que me diz. Eu sou boa aluna e minha mãe nem liga, pra ela tanto faz. A minha avó é quem me dá apoio, ela é católica. Mas eu não sou nada. Briguei também com meu namorado, ele não queria compromisso comigo. Será que vou conseguir um dia ser uma pessoa boa, com tantos maus exemplos dos meus pais? Porque meu pai nem se lembra que eu existo. Obrigada mesmo por responde, valeu.

Maria Augusta disse...

Dra sou professora de colégio particular e gostaria de entender O que leva um adolescente a acender o primeiro baseado?
Tenho aluno que já chega em sala drogado e é de família abastada. Obrigada

Lurdes Alcantara disse...

Dra Minha filha de 15 anos e tem constantes dores de cabeça, reclama sempre que chega da escola. Mas se nega completamente a ir a qualquer médico que seja. Ela tem horror a médicos. O devo fazer? Isso já vem desde o ano passado. Mas pra passear com as amigas ela esta sempre bem.

Arlete disse...

Dra O que causa a crise convulsiva em um adolescente de 15 anos? Ela já tive 4 crises e até a terceira os médicos não me informaram muita coisa, na realidade não disseram nada. Na ultima crise que ela teve o médico me explicou que o que havia se passado foi uma crise convulsiva, e não me explicou mais nada. Pelas pesquisas que eu fiz me parece que essas crises são mais comuns em crianças. O que pode ter causado essa crise nela? Moro em Manaus e aqui tudo é mais difícil.

Maite Tosta disse...

R.L.

Não sou a Dra, mas queria te dizer uma coisa... Você pergunta: "Será que vou conseguir um dia ser uma pessoa boa, com tantos maus exemplos dos meus pais?"... perceba... você JÁ É ! Ou então não estava tendo esses questionamentos e procurando ajuda. Hoje tenho 35 anos, mas já tive problemas com meus pais... e fazia o que a Dra disse, estudava bastante para logo ter uma profissão e ganhar minha independência...

Anônimo disse...

O que leva um adolescente a acender o primeiro baseado?

Liana Clara disse...

Caro anônimo, sua resposta estará no BLOG na segunda feira dia 21 de maio de 2012 - as respostas as perguntas feitas, estarão sempre na segunda feira seguinte a data em que foi perguntada.

Postar um comentário