logo

quinta-feira, 7 de maio de 2009

SEMANA DAS MÃES - Mãe "Antenada"


Mãe “antenada”

Nós já ouvimos muitas vezes estas palavras: Mãe antenada, mas com certeza nunca imaginamos mães com pares de antenas em suas cabeças!
Sabemos que este tipo de mãe é aquela que , nos dias atuais, esta sempre ligada em todas as novidades que possam afetar seus filhos de alguma maneira.

Mães assim estão atentas as evoluções dia a dia. Às vezes podem ficar um pouco ansiosas demais com tanta informação e preocupadas sem saber o que fazer para resolver as novas situações que se apresentam diariamente com seus filhos.
Li uma carta de uma mãe preocupada com seu filho na internet, querendo saber o que ele faz diante do computador, sem que ele saiba. E encontrei a seguinte resposta:
... não existe uma fórmula mágica. Minha sugestão no primeiro caso é de que se converse com o filho (a) para explicar que a questão não é de desconfiança para com ele, mas sim de desconfiança para com o comportamento de todo o ser humano, incluindo você mesma...”
Outra mãe, minha amiga contou que a filha que queria saber quem era a Bruna surfistinha, porque a colega de escola, também de 11 anos, estava lendo um livro sobre esta pessoa; e logo ela foi se informar bem, pra passar para a filha o que de fato poderia servir para a menina. Viu que o tal livro contava sobre ela ser garota de programas, assim ela pode ter uma conversa mais profunda com sua filha não só sobre a pessoa em questão, mas também sobre os valores que cada família passa para seus filhos e muitas coisas mais. De uma pequena questão surgiu uma grande oportunidade para aumentar o diálogo entre mãe e filha.

Estas mães “antenadas” foram buscar respostas de como agir ao se deparar com uma situação nova, inusitada. Com certeza uma encontrou algum rastro de seu filho ou filha buscando coisas indevidas na Internet. Estes são exemplos do que estas - "Supermães antenadas" - fazem no momento em que encontram seus filhos em perigo iminente.
Tirando as ansiedades, é muito bom, para nós mães termos um pouco desta característica de mãe: ligada, plugada, ou seja lá, qual for o nome para estas mulheres que além de serem mães, muitas vezes trabalhando fora e dentro de casa, encontram tempo para estar atualizadas e atentas aos mais variados sintomas de seus filhos.
Estas mães conseguem se antecipar aos problemas e buscam soluções, como uma “ medicina preventiva” – cuidar antes que as coisas aconteçam. E usam o lema para seus filhos:
"A sorrir
Eu pretendo levar
A vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
(dos filhos que perderam sua juventude com as drogas, sexo livre e outros problemas)
Perdida..." - Tão lindo, dito pelo Cartola.


2 comentários:

Anônimo disse...

EU AMO MEUS FILHOS

Liana Clara disse...

Cara anônima pois saiba que somos 2!! Eu também amo muito meus filhos.

Postar um comentário